A banda carioca El Efecto é um quinteto de rock alternativo, bastante enraizado na música brasileira e latino-americana. Traz uma ampla mistura de estilos que vai do rock ao forró, samba, música erudita, jazz e rap. Para isso, a banda soma aos instrumentos tradicionais do rock - guitarra, baixo e bateria - o cavaquinho, trompete, flauta, instrumentos de percussões e bases pré-gravadas.
O quinteto costuma empolgar o público com apresentações bastante dinâmicas, marcada pela inquieta presença de palco e com uma mistura de climas e intensidades – resultado da variedade de sonoridades e letras instigantes. Atualmente o show tem como base as composições do CD “Pedras e Sonhos”, e traz um pouco de cúmbia na música que dá nome ao CD, a mistura do rock com o funk carioca em “A caça se apaixonou pelo caçador”, a tradição das canções infantis em “Cantiga de Ninar”, entre outras.
A banda já tocou em várias unidades do Sesc do Rio de Janeiro, e em SP, no Festival de Música de Vanguarda no Equador, é ganhadora do 1° Festival Rock & Diversão, foi indicada como Melhor Banda de Rock no Prêmio da Música Brasileira, ao lado de Titãs e Nação Zumbi, além de várias apresentações em diversos estados brasileiros e uma turnê pela Europa.
O encontro de Lampião com Eike Batista abre o último CD da banda El Efecto e já de início – com base na literatura de cordel – mostra a pesquisa e a preocupação do grupo em trazer as influências de diversos elementos e tradições da cultura brasileira e latino americana a partir de uma perspectiva contemporânea.
No site www.elefecto.com.br, todas as gravações da banda estão disponíveis gratuitamente para áudio e download.
A dica de hoje é 'Pedras e Sonhos'.


Nenhum comentário:
Postar um comentário